top of page


PLENÁRIA LEGAL
(clique na sala para consultar)
TRENDS | LEGAL | DIGITAL | CONNECT | FLASH SOUNDS
TERÇA-FEIRA, 02 DEZEMBRO
11h
CO-CURADORIA CDAIE/OAB RJ - MÚSICA, SOM E RUÍDO. ARTES PLÁSTICAS E OBRAS SENSORIAIS
Cecília Fortes (Curadora em Artes Visuais Centro Cultural PGE-RJ), Cila MacDowell (Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRJ), Gustavo Martins de Almeida (GMALAW, mediação)
As novas tecnologias facilitam a integração entre o consumidor, as obras de arte, e o som. As obras imateriais não precisam de espaços físicos para serem comercializadas e armazenadas e atraem novo público.



12h
O DIREITO DO MÚSICO NO STREAMING DE ÁUDIO
Adonis Marcelo (Socinpro), Caio Coelho (Paralogy), Marcel Godoy (Assim), Samuel Fernandes (Music Stream, mediação)




13h
INTERVALO
14h30
IA: REGULAÇÃO E AÇÕES PARLAMENTARES
Paulo Rosa (Pró-Música), Roberto Mello (Abramus), Roberto Frejat, Fábio Cesnik (CQS/FV, mediação)




16h
GESTÃO DE DIREITOS AUTORAIS PELO MUNDO (em inglês com tradução simultânea)
Dae Bogan (MLC), Lucas Zew (BackOffice), Gustavo Gonzalez (Abramus Digital, mediação)



17h
CO-CURADORIA CDAIE/OAB RJ - COMO REGULAR O USO DA IA NO ÂMBITO DOS CONTRATOS NA INDÚSTRIA MUSICAL?
Fernanda Freitas (Escritório Cultural), Mariana Mello (Mello Law/Abramus), Douglas Almeida (ONE Publishing), Daniela Colla (mediação)
Enquanto a regulação legal não vem, como os elos da cadeia produtiva musical podem se proteger contratualmente em questões relacionadas ao uso da inteligência artificial nas suas atividades.




18h
CO-CURADORIA CDAIE/OAB RJ - AQUISIÇÃO DE DIREITOS E FINANCE LITIGATION - O que são e como funcionam no mercado brasileiro?
Cláudio Lins de Vasconcellos (LVCAT Adv), Pedro Cavalcanti Rocha (Leste Litigation Finance), João Luccas Caracas (Adaggio), Daniel Valle (Costa & Valle Adv, mediação)
A transferência de direitos autorais e conexos e/ou os rendimentos resultantes de sua exploração para terceiros, inclusive para fins de financiamento de litígios judiciais e as formas de operacionalização destas práticas. A transferência de direitos autorais e conexos e/ou os rendimentos resultantes de sua exploração para terceiros, inclusive para fins de financiamento de litígios judiciais e as formas de operacionalização destas práticas.




QUARTA-FEIRA, 03 DEZEMBRO
11h
AUDIO LIBRARIES E PRODUCTION MUSIC: TENDÊNCIA E IA
Mauricio Domene (Estúdio Next), Kelpo Gils (MusicMind), Juno Moraes (MusicMind), Marcela Godoy (Assim, mediação)




12h
O EQUILÍBRIO ENTRE LIBERDADE ARTÍSTICA E PROTEÇÃO PATRIMONIAL: ATÉ ONDE VAI O DIREITO DO AUTOR
Ricardo Bacelar (Jasmin Music), Dirceu Santa Rosa (Advogado), Anderson Silva (ECAD), Isabelle Laurence (Belle Consultoria, mediação)




13h
INTERVALO
14h30
COMO O STREAMING DE MÚSICA SE TORNOU UM FOCO DE FRAUDE E FALSIFICAÇÃO
Mark Meyer (Random Sounds), Bruna Campos (Rede Pura/UBC), Guilherme Sampaio (Smart Rights), Eunice Almeida (Socinpro, mediação)




16h
MÚSICA MERCADO GLOBAL: ARRECADAÇÃO DE DIREITOS PARA ALÉM DO STREAMING (em inglês com tradução simultânea)
Robert Singerman (LyricFind), Everton Lewis Jr. (Wracket Music Supervision), David McLaughlin (Brazil Calling) e Darryl Hurs (Canadian Indie Week, mediação)




17h
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DIREITOS AUTORAIS (CO-CURADORIA MCT)
Heloísa Guzzi (MinC), Elizabeth Levy (ECAD), Marcelo Goyanes (Murta Goyanes Adv), Guta Braga (MCT, mediação)
Nessa sessão faremos atualizações sobre IA no Brasil e no mundo – Desafios da regulação do PL 2338. Serão abordadas as seguintes questões: Como equilibrar inovação e regulação no setor criativo? Quais impactos a legislação pode trazer para artistas, plataformas e sociedade? O que podemos aprender com a experiência internacional?




18h
TEMA DE REPERCUSSÃO GERAL nº 1403: O IMPACTO NO MERCADO DE ENTRETENIMENTO BRASILEIRO (CO-CURADORIA MCT)
Leticia Provedel (Souto Correa Adv), Fernanda Rebelo (Warner Chappell), Deborah Nigri (Dain Gandelman Adv), Guta Braga MC&T, mediação)
O painel discutirá os efeitos do Tema de Repercussão Geral nº 1403 do STF, que trata da fiscalização da exploração econômica de obras musicais em plataformas digitais e suas relações contratuais. Serão analisados os potenciais impactos jurídicos e econômicos da decisão para o mercado de música, audiovisual e entretenimento, em relação aos compositores, editoras, artistas, produtores e plataformas, além das implicações em segurança jurídica. O objetivo é oferecer uma visão prática de como o julgamento pode transformar o ecossistema cultural e a dinâmica contratual no mercado de Entretenimento em geral e os reflexos em ecossistemas não tão diretos como os de publicidade, aquisição por fundos de investimento, plataformas de streaming audiovisual, dentre outros.




QUINTA-FEIRA, 04 DEZEMBRO
11h
11h/11h55 - CO-CURADORIA CDAIE/OAB RJ
REVISÃO DE CONTRATOS: MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E IMPACTOS
Silvia Gandelman (Dain Gandelman Adv), Pilar Robles (CQS/FV Adv), Gustavo Martins de Almeida (GMALAW, mediação)
A interpretação legal e jurisprudencial acerca da possível necessidade de revisão de contratos antigos frente às novas tecnologias.



12h
PLATAFORMAS UGC, CO-CRIAÇÃO E OS DESAFIOS DOS DIREITOS AUTORAIS (MTG, REMIX, IA)
Keila Macêdo (Imagine Music), Marcelinho da Lua (artista/produtor), Toninho Silveira (ONErpm), Aaron Mello (DNBB Music Group, mediação)
O painel explora como a criação colaborativa e o conteúdo feito por usuários estão mudando o jeito de fazer e consumir música. Vamos discutir os impactos desse formato nos direitos autorais, na tecnologia e na forma como artistas e plataformas se conectam nesse novo cenário digital.




13h
INTERVALO
14h30
COMO ESTRUTURAR JURIDICAMENTE A CARREIRA DE UM COMPOSITOR, ARTISTA E MÚSICO INDEPENDENTE
Gabriela Lacombe, Daniela Colla, Patrick Gomez (Hit Hub Brasil), Pilar Robles (CQS/FV, mediação)




16h
OBRAS MUSICAIS INSPIRAM O CINEMA - ADAPTAÇÕES QUE NASCEM DE TÍTULOS E LETRAS DE CANÇÕES
René Sampaio, Pedro Antônio Paes e Hélio Pitanga
A mesa propõe um debate sobre como obras musicais demonstram o potencial do cinema em ampliar o universo poético das canções, transformando letras em narrativas visuais e emocionais. Participam René Sampaio, diretor de “Faroeste Caboclo” e “Eduardo e Mônica” ambos baseados em canções de Renato Russo e Pedro Antônio, diretor do filme “Evidências do Amor”, inspirado na canção “Evidências”, de José Augusto e Paulo Sérgio Valle. A mediação será de Hélio Pitanga, produtor e documentarista.



17h
SINCRONIZANDO DIREITOS, MÚSICA, CLEARANCE E AUDIOVISUAL
Lucas Morado, Fernanda Coelho e Mariana Costa (CQS/FV Advogados)



18h
CINEBIOGRAFIA: O AUDIOVISUAL QUE MOVIMENTA CATÁLOGOS MUSICAIS
Diogo Pires Gonçalves (Rinoceronte), Henrique Badke (Universal Music), André Izidro (Atabaque), Flórency Rodrigues (mediação)




bottom of page



