top of page


PLENÁRIA TRENDS
(clique na sala para consultar)
TRENDS | LEGAL | DIGITAL | CONNECT | FLASH SOUNDS
TERÇA-FEIRA, 02 DEZEMBRO
09h45
O STREAMING DE MÚSICA E OS ARTISTAS GERADOS POR IA
Pedro Kurtz (Deezer), Sebastian Soul (artista), Carlos Taran (Music Tour), Bruno Martins (Shake Music, mediação)
Artistas de carne e osso fazem shows, se relacionam com fãs, mas atualmente têm perdido receita no streaming para artistas gerados por IA. Vamos conviver com essa realidade e buscar receitas em outras plataformas? Vamos buscar reparação via legislação? Esse movimento é parável? Da mesma forma como artistas iniciantes, com menos de mil streams/ano não são monetizados, seria o caso de desmonetizar artistas falsos? Ou o humano por trás do prompt merece status de artista? O que as plataformas de streaming têm feito para monitorar conteúdo gerado por IA?



12h
RÁDIO ABRAÇA O SEU HIT: COMO INCLUIR O MEIO RÁDIO NO SEU PLANO DE MARKETING
Marcson (Positividade), Jonas Vilandez (Consultor de Rádios), Eduardo Bonadio (Crowley, mediação)
Pesquisa recente da Kantar IBOPE Media, demonstra que o rádio segue com seu alcance estável em patamar elevado no Brasil. Em tempos de mundo on, o rádio registra crescimento ano a ano sendo ouvido por 79% dos brasileiros com escuta média de quase 4 horas diárias. Nessa sessão, vamos entender os modelos e caminhos para incluir esse veículo no seu planejamento de marketing.

13h
INTERVALO
14h30
HISTÓRIAS E MITOS DO ROCK BR
Liminha (Nas Nuvens), Paulo Junqueiro (Meio Mundo), Sergio Affonso (AlmaViva Música), Luiz Nicolau (mediação)
Descrição em breve




16h
OS SEGREDOS DA GESTÃO E SUSTENTABILIDADE NO MERCADO DA MÚSICA
Marcelo Falcão (Music business expert), Marcelo Maia (DMBM Prod), Talita Zioli (Sonora Digital), Fábio Cesnik (CQS/FV, mediação)
Nesse painel trazemos visões experientes sobre captação de recursos no mercado da música. Advances, investidores, venda de catálogos e de shows. O que, como e quando aceitar uma proposta e porquê. Ilustrado com casos reais do universo mainstream e independente.




17h
MARKETING: O PROCESSO CRIATIVO DOS GRANDES LANÇAMENTOS MUSICAIS
Gustavo Marques (Original Music), Juliana Matos (K2L), Marcos Abeid (Renoir Agency), Julian Lepick (Skuta, mediação)
Descrição em breve




19h
MÚSICA PARA ALÉM DAS PLAYLISTS (MARKETING, SHOWS E MAIS)
Wilker Martins (One Play), Brenda Espasandin (Music Pro), Dani Pepper (Urban Pop), Anna Carolina Barros (mediação)
Muitos artistas focam todo o seu esforço de lançamento na inclusão de música em playlists, muitas vezes cometendo ilegalidades. Um bom lançamento, se faz com um conjunto de elementos que serão explorados nesse painel.




QUARTA-FEIRA, 03 DEZEMBRO
10h
MERCADO GLOBAL, CATÁLOGOS E GERAÇÃO DE VALOR NO MERCADO DA MÚSICA
Jason Eliasen (Nas Nuvens), Adonis Marcelo (Socinpro), Leo Esteves, Julia Tostes (mediação)
Descrição em breve


12h
SAÚDE MENTAL EM MEIO À HIPERCONECTIVIDADE
Luciane Rodrigues (Conexões Yoga), Bianca Lessa (BL NUTRI Saúde Holística), Rafael Moretti (Sleep Tales), Priscilla Crespo (mediação)
Descrição em breve




13h
INTERVALO
14h30
O VIDEOCLIPE E O PODER DO STORYTELLING
Sandra Jimenez (Youtube Music), Arthur Fitzgibbon (ONErpm), Erick Roza (Best Play), Juliana Thomé (Enther Digital)
Descrição em breve




16h
O SOFT POWER DA ECONOMIA CRIATIVA
Thalma de Freitas (artista), Cláudio Lins de Vasconcelos (LVCAT adv), Flávio de Abreu (BM&A), Ricardo Mello (Abramus, mediação)
Soft power é uma estratégia de política externa que usa a cultura para alavancar a imagem e influência de um país. Apesar da sua riqueza cultural, o Brasil não faz uso desse poder que é um caminho de geração de riqueza, renda e a valorização da nossa classe criadora. Vamos conversar sobre como o Brasil pode ser mais do que o país do futebol.


17h
OS DESAFIOS DE EMPREENDER NA NOITE DO RIO
Daniel Stain (Noites Cariocas/Blue Note), Guacira Abreu (Qualistage), Luciano Vianna (Festa PLOC), Luiz Garcia (Peermusic, mediação)
Descrição em breve




18h
TODO ARTISTA MUSICAL TEM QUE SER UM INFLUENCIADOR DIGITAL?
Palestrantes a confirmar
Descrição em breve
QUINTA-FEIRA, 04 DEZEMBRO
10h
INICIATIVAS DE IA E INOVAÇÃO DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO
Bernardo Ainbinder (Subsecretário de Empreendedorismo e Inovação)
Descrição em breve

10h25
DEEPFAKE: CRIATIVIDADE, RISCOS E REGULAÇÃO NA NOVA ERA DIGITAL (CO-CURADORIA MCT)
Marcelo Goyanes (Murta Goyanes Adv), Christiano Bock (AlmapBBDO), Guta Braga (MC&T, mediação)
Deepfake já deixou de ser uma tecnologia “de nicho” e está presente em campanhas publicitárias, cinema, jornalismo e até crimes digitais. A mesa debaterá como essa tecnologia vem impactando a criação de conteúdo digital e o consumo.



12h
MUSIC CITIES: MÚSICA COMO MOTOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO (CO-CURADORIA MCT)
Fabio Sabetta Morales (Estação Criativa), Alessandra Baiocchi (PUC/RJ), Guta Braga (MCT, mediação)
Como a música transforma cidades e políticas públicas? Nessa sessão abordaremos as seguintes questões-chave: Experiências e políticas de Music Cities no Brasil e no mundo. O impacto da música no turismo, identidade cultural e economia criativa. Caminhos para estruturar ecossistemas musicais locais de forma sustentável.



13h
INTERVALO
14h30
GESTÃO, MÚSICA E MÍDIA NA PRODUÇÃO MUSICAL
Ricardo Bacelar (Jasmin Music), Torcuato Mariano, Dudu Marote (Pulsoforte), Aloysio Reis (Sony ATV, mediação)
Como as transformações de gestão, de mídias e a tecnologia mudaram a produção musical através dos anos. Passamos por inúmeras transformações. O que realmente mudou, o que continua intocável (se é que continua).




16h
MERCADOS EMERGENTES: IMPULSIONANDO FORÇAS REGIONAIS
Leandro Macambira (Agito Produções), Jorge Music (Músico, Produtor e Influenciador), Verônica Pessoa (The Orchard), Julian Lepick (Skuta, mediação)
Nesse painel vamos investigar a importância dos mercados emergentes e da descentralização do trabalho de produção e distribuição musical. Como as empresas estão impulsionando as forças regionais.




17h
COMO O DJ ENTROU NA MÚSICA (E A TRANSFORMOU)
DJ Memê, Dennis, Torcuato Mariano, Charles Gavin (mediação)
Descrição em breve




18h
TENDÊNCIAS: O QUE NOS AGUARDA?
Isabel Amorim Sicherle (ECAD), Henrique Portugal (artista/investidor), Flávia César (Warner Chappell), Renan Vital (Smart Rights, mediação)
Para encerrar o Trends, vamos separar o hype da realidade. O que de fato moldará o mercado nos próximos anos e o que é passageiro? Este painel reúne especialistas de diferentes áreas do setor para um debate aprofundado sobre as tendências que irão moldar o ecossistema da música nos próximos anos. Prepare-se para uma conversa inspiradora sobre os caminhos e desafios que nos aguardam.




bottom of page



